Aumente as suas vendas através deste canal, promova os seus produtos através de uma campanha no Google Shopping e melhore o posicionamento da sua Loja Online no Google.

O uso dessa ferramenta permitirá que você mostre seus produtos nos resultados que aparecem na guia Compras do Google. 

E também faça anúncios pagos no Google Ads, em forma de ficha de produto. 


Como ativar o Google Shopping em seu negócio?

Lembre-se que o Google Shopping fará um processo de revisão para aprovar (ou rejeitar) seus produtos e sua loja. Alguns desses requisitos são: Mostrar informações claras sobre o dados de contato (sugerimos que você coloque no rodapé da sua página) meios de pagamento e frete, políticas de troca e devolução. Quanto mais informações você tiver disponíveis, mais fácil será a aprovação dos seus produtos.    

Vamos começar!

Crie uma conta no Google Merchant Center e preencha todas as informações solicitadas sobre sua empresa. Sugerimos que você faça isso com o mesmo e-mail com que criou sua conta do Analytics, Search Console e Google Ads. 


1 - Gerar o seu catálogo de produtos

1.a - Acesse o administrador da sua loja, no menu lateral, clique no módulo Canais de venda> Google Shopping. 


Lá você deve selecionar selecionar a categoria e subcategoria do seu negócio clicando em "selecionar categorias" no passo 2. 

Escolha as opções que melhor se adaptam ao seu ramo, pois será aquelas que o Google usará para categorizar seus produtos.

1.b - Em seguida, clique no botão azul Habilitar. 


Depois de alguns minutos, você verá a URL do seu catálogo gerada. Copie este URL, pois você precisará dele na etapa 2.f 

1.c - Lembre-se de que o Google Shopping exige que os produtos tenham alguns campos preenchidos obrigatórios (e outros são opcionais).

Os campos obrigatórios são sexo, idade e marca. Você configura isso na tela de edição do produto ou no upload massivo. 

As opções do campo sexo são determinadas pelo Google e não podem ser editadas. Eles são mulheres, homens ou unissex. E para as idades, os campos também são pré-determinados e são os que podem ser escolhidos no produto.

No campo marca, você pode colocar a marca do próprio produto, se houver, ou o nome da empresa. 


2 - Vincule o Merchant Center

2.a- Vincule sua conta do Merchant Center à sua conta do Google Ads. Faça isso nas configurações do Merchant Center> contas vinculadas> adicione sua conta do Google Ads e envie uma solicitação para lá. Então, em sua conta do Google Ads, você deve aprovar a solicitação e eles serão vinculados. 


2.b- Criar lista de produtos (ou feed)

Depois de vinculado, acesse sua conta do Merchant Center para criar a lista de seus produtos. Na parte do feed principal, clique no sinal + 


2.c - Defina seu país e idioma e depois ative a opção Shopping Ads ou todos os destinos que o Google oferece. 

2.d- No próximo passo, configure o nome que deseja para sua lista de produtos e escolha a opção Busca Programada/Coleta de feeds programados 

2.e- Em seguida, você deve preencher o campo Nome do Arquivo com o mesmo nome do Catálogo de Produtos que você gerou a partir do seu administrador. Você deve copiar tudo após a barra.

Ou seja, se o link do catálogo que você copiou será:

https://s3.amazonaws.com/catalog.download/27ecd1a3-70f2-4809-893b-91686addb43a-google-shopping-catalog.xml agora você só precisa copiar o que vem depois da última barra, ou seja: 27ecd1a3-70f2 -4809-893b-91686addb43a-google-shopping-catalog.xml (Este é um exemplo, você deve copiá-lo de seu próprio administrador). 


2.f- No campo Frequência de busca escolha Daily/Diariamente (desta forma será atualizado diariamente). Em seguida, configure seu fuso horário e no campo URL do arquivo você deve colar o link que você gerou em seu administrador. 

2.g- Clique em Criar feed e assim será carregada sua lista de produtos.

Pronto! Agora temos que esperar que o Google Shopping analise seus produtos e carregue-os. Isso pode levar até 72 horas úteis. Se um for rejeitado, você o verá na tela Produtos> Diagnósticos 



Você já fez todos os links necessários para que o Merchant Center inclua os produtos de sua loja automaticamente. Agora você terá que decidir se deseja fazer uma campanha no Google ou simplesmente exibi-la em buscas orgânicas.

Vá para Crescimento> Gerenciar programas e ative todas as opções que desejar! 



Como fazer uma campanha publicitária no Google Shopping?

Acesse sua conta do Google Ads e clique em Criar nova campanha.

No objetivo da campanha, escolha Vendas e no tipo Shopping. 


Em seguida, verifique se ele está vinculado à sua conta do Merchant Center que você configurou nas etapas anteriores. Selecione o país onde você vai vender seus produtos e o tipo de campanha que deseja fazer.

Configure o orçamento e preencha todos os campos de informação solicitados.

Na próxima etapa, você poderá selecionar quais produtos deseja exibir, organizando-os em grupos de produtos e definindo algumas questões estéticas sobre os anúncios.

Depois de definir toda a campanha, tudo o que resta é ativá-la e permitir que seus anúncios comecem a ser veiculados. :)