Veja como integrar sua loja com o Melhor Envio.


Comece indo no painel administrativo da sua loja, clique em Configuração > Meios de envio.



1. Encontre o box do Melhor Envio e clique em "Habilitar"



2. Leia atentamente todas as informações que aparecerão na sua tela. Elas são importante para você entender como usar a ferramenta. Vamos repassá-las aqui:


2.1. Configure as dimensões dos seus produtos.


Essa parte é muito importante, pois para que qualquer calculadora de frete de envio funcione, ela precisará usar como base algumas regras:


- CEP de origem de onde se enviam os produtos

- CEP de destino, ou seja: o endereço de quem recebe

- Peso do pacote (a soma do peso de todos os ítens que existem dentro)

- Tamanho do pacote (a soma do tamanho dos ítens que existem dentro)


Ou seja, para esse cálculo acontecer você precisa completar TODAS as dimensões e pesos dos seus produtos corretamente. Tem dúvida de como fazer isso? Leia mais aqui.


2.2 Crie sua conta Melhor Envio


Para poder fazer a integração você precisa criar uma conta no Melhor Envio, clique no link para ser direcionado para a página do Melhor Envio e complete todas as informações solicitadas.


Clique aqui para acessar.



Após completar os dados básicos pessoais e endereço, confirme seu email.




Com esta automação, a plataforma estará solicitando permissão para a acessar a sua conta Melhor Envio. Você terá várias opções de customização e configurações.


a) A primeira delas são as Informações de frete, onde será preciso preencher os números de CNPJ e inscrição estadual para a geração de etiquetas.



Se você não possuir CNPJ ou Inscrição estadual pode deixar os campos em branco.


b) Na opção Customização, você poderá preencher prazos adicionais para o frete da sua mercadoria e fazer alterações nos valores de cotação, se desejar.



c) Abaixo, em Frete, é possível escolher as transportadoras e os serviços que deseja oferecer: Correios PAC, Correios Expresso, Jadlog .Package, Jadlog .Com e Via Brasil Rodoviário:



d) você poderá inserir informações de altura, largura, comprimento e peso do seu volume na opção "Pacote padrão". Se você não preencher alguma dimensão em seus produtos na loja, será usada a dimensão do "Pacote padrão". Em "Seguro", você poderá optar em assegurar "Sempre" ou "Só quando necessário" e, também, inserir uma quantia em "Valor segurado padrão":





e) A opção Sempre, realiza a cotação levando em conta o seguro com todas as transportadoras. A opção Só quando necessário, assegura somente com as transportadoras em que o seguro é obrigatório, ou seja, as transportadoras privadas.


É possível, também, escolher serviços adicionais para os seus envios, como Mãos próprias e Aviso de recebimento. Atenção, pois eles poderão causar diferença no valor das suas etiquetas!


f) E, por último, a opção Agência de postagem, que será utilizada quando você realizar envios por meio da transportadora Jadlog. Ao selecioná-la, será preciso postar a sua mercadoria exclusivamente na unidade assinalada:



g) Depois de realizar todo o preenchimento, clique em AUTORIZAR.


h) Depois para finalizar e ter acesso às configurações dessa integração na sua conta Melhor Envio, é só:


1. Acessar seu PAINEL DE CONTROLE, 


2. Clicar na aba Integrações e rolar o mouse até Integrações de parceiros ativas. Lá deve estar o logo do Terra.



Volte a acessar sua conta Terra Loja Virtual no seu administrador.


Para finalizar, faltam alguns detalhes.


3. Defina se os seus envios serão comerciais marcando uma das opções entre Envios comerciais e Não comerciais.


Entenda a diferença:


Envio comercial

Envio comercial é oriundo de uma venda cujo pacote deve obrigatoriamente ser acompanhado da nota fiscal de venda, marque apenas se você atender esta característica. Ou seja, você precisa ter um CNPJ e sempre enviar a nota fiscal junto com o seu produto.


Envio não comercial

O envio não comercial, por não ser oriundo de uma venda, deve ser acompanhado da declaração de conteúdo (normalmente envios feitos por pessoas físicas). Ou seja, para usar o envio não comercial você não precisa ter um CNPJ e apenas enviará a declaração de conteúdo com os produtos.


5. A última informação do BOX indica que você precisa configurar corretamente seus dados no Melhor Envio e sempre manter eles atualizados lá na plataforma (troca de endereço, telefone, etc). Lembre-se que sempre que você quiser alterar algo precisará acessar o Melhor Envio.


6. Clique em Habilitar e faça login na sua conta Melhor Envio (aquela que você criou anteriormente) e pronto. A integração estará pronta para ser usada.



Perceba que após concluir a integração, dentro da tela de Meios de envio o botão HABILITAR vira: EDITAR. Se você clicar nele poderá alterar seu tipo de envio (entre comercial e não comercial) - lembre-se de sempre salvar no final da tela.


Ficou com dúvidas sobre como usar o Melhor Envio?

Acesse o centro de ajuda da plataforma clicando aqui. 


Assista uma demonstração geral da plataforma Melhor Envio clicando aqui.