Todos os temas da plataforma aceitam modificações, ou seja, você poderá editar livremente a configuração para personalizar a estrutura, a estética, a tipografia e as cores do seu site ou loja virtual. 

 

Nessa seção, te contaremos como alterar: 


 O Layout

 

Cada página tem um formato e uma disposição. Por exemplo: uma imagem grande no topo, quatro produtos debaixo dela, um elemento texto, etc. Dentro da opção “Layout”, você poderá modificar ao mesmo tempo e no mesmo lugar toda essa estrutura. 

 

A ordem e a quantidade de elementos exibidos representam o layout de cada página do seu site. 

 

Na plataforma, existem duas maneiras de modificar o layout de uma página:

 

  • Editando o layout de uma só vez, fazendo apenas um clique (como veremos nesse post);

  • Criando, eliminando, duplicando e organizando os elementos de forma independente.  

 

Importante: se você quiser personalizar a página com maior riqueza de detalhes, será melhor escolher a segunda opção e editar separadamente cada elemento.  

 

1. Para editar o layout da página de uma só vez, será preciso acessar o menu “Design” e clicar em “Layout” na própria página que deseja editar. 

 

 

2. Agora, você verá várias opções de layout predeterminadas para o tipo de página que deseja modificar. 

 

 

 

 

Nesse momento, será importante considerar alguns aspectos, por exemplo: 

  • Observe detalhadamente as opções predeterminadas de layout e tente imaginar como cada uma delas ficaria aplicada no seu site. 

  • Cada ícone representa um tipo de elemento: imagens, categorias, slideshows, produtos, etc. 

  • É possível modificar qualquer layout predeterminado de forma independente. Por isso, não se preocupe se nenhuma das opções é exatamente igual ao que você deseja. 

 

  •  [*] O resultado não te convenceu? Também não precisa se preocupar por isso... Você pode desfazer as alterações facilmente. Basta clicar em “Desfazer” na barra de edição superior do seu Editor. 

 

 

Paleta de cores do site

 

Todos os temas da plataforma possuem uma combinação de cores predeterminada que denominamos “Paleta de cores”. Porém, você poderá modificar as cores do seu site de forma integral ou alterar cada cor separadamente. 

 

Para editar a paleta de cores do seu site, basta seguir os seguintes passos: 

 

1. Acesse o menu “Design” e selecione a opção “Cores” 

 

 

 

 2. Nela, você poderá modificar as cores de cada seção do seu site. A seguir, te mostramos o impacto de alterar cada cor:

 

 

 

Se o resultado das modificações nas cores não te convencer, basta restaurar a paleta original clicando no botão “Restaurar a patela original”

 

Importante: recomendamos escolher as cores do seu site pensando na funcionalidade. Tente manter um equilíbrio entre as cores que escolher, combinando aquelas que pertencem à mesma gama cromática. Ou seja, diferentes tonalidades da mesma cor. Também é aconselhável usar uma cor oposta para gerar um contraste e destacar as Chamadas para Ação (Call to Action). 

 

Outra dica: Não abuse com as cores! Duas ou três cores diferentes (no máximo, quatro) são suficientes para criar uma paleta. Além disso, lembre-se, ao combinar cores, que os textos do seu site devem ser legíveis. 

 

 

Tipografias

 

Seu site possui uma família de fontes predeterminadas, mas você pode modificar toda a tipografia utilizada ou alterar cada fonte de forma independente. 

 

Para alterar de uma só vez a tipografia de todos os textos, basta acessar o menu lateral e entrar nas opções de Fontes dentro da seção “Design”. 

 

 

Agora, basta escolher a opção que mais te agradar dentro da lista que a plataforma oferece. Cada alternativa possui dois tipos de fontes em diferentes tamanhos para se adaptar a todos os conteúdos e elementos que compõem o seu site. 

 

Lembre-se que, depois de selecionar uma das opções, será possível editar de forma independente os textos de todos os elementos do seu site. 

 

 

O tipo de fonte que você escolheu acabou não te convencendo? Não tem problema... Você pode experimentar várias ou todas as opções que a plataforma te oferece. E se nenhuma delas te agradar completamente, também é possível restaurar as fontes originais clicando em “Restabelecer fontes originais”. 

 

Se você preferir editar individualmente as fontes de cada texto dos seus elementos (imagens, produtos, categorias, menu, etc.), deverá acessar as Opções de cada um desses elementos. 

 

Dica: para conseguir melhores resultados, recomendamos não utilizar mais de dois ou três tipos de fontes.

 




Modificar Fundo Principal

Você também poderá editar o fundo de cada página do seu site, adicionando cor, imagem ou textura. 

 

1. Acessar o menu “Design” e selecione a opção “Fundo Principal” 

 

 

2. Agora, escolha o tipo de fundo que deseja aplicar. 

 

3. Você poderá optar por aplicar o mesmo fundo em todas as páginas do seu site clicando em “Aplicar em todas as páginas”.




 Favicon

 

O ícone de favoritos ou Favicon é uma pequena imagem associada à sua loja que aparecerá na barra do endereço, nas abas/guias e nos marcadores do seu site, como mostramos no exemplo abaixo: 

 

mitienda-configuracion-faviconejemplo

 

Para configurar o Favicon da sua loja, basta seguir esses passos: 

1. No menu “Configuração”, clique no botão “Adicionar imagem de Favicon”;

 

 

2. Escolha uma imagem no seu computador. Recomendamos que o arquivo esteja em formato PNG, com 32x32 pixels para que a imagem fique perfeita ao se aplicar como Favicon. 

 

 

 

3. Ao concluir o passo anterior, você verá a imagem carregada na janela do Favicon. Se quiser mudar essa imagem, basta clicar novamente no botão “Adicionar imagem de Favicon” e escolher outro arquivo no seu computador.