Para manter uma gestão organizada do seu estoque, você pode cadastrar e editar de forma massiva todos os produtos que façam parte do catálogo da sua loja.

 

Na opção “Exportar Planilha” dentro do módulo “Estoque”, você poderá fazer o download de uma planilha com todos os produtos que atualmente estão cadastrados na sua loja online. Nela, figurarão as informações detalhadas sobre cada artigo, como a descrição de cada produto, o estoque disponível, as variantes, etc. 

 

Nessa mesma planilha de Excel, você poderá fazer todas as alterações que desejar, como adicionar novos produtos, atualizar o estoque, somar novas categorias e modificar os preços. Ao completar a edição, basta selecionar a opção “Importar Planilha” para que todas as alterações apareçam dentro do estoque da sua loja virtual. 

 

Nessa seção, você encontrará: 

 

 

 


 

Exportar Planilha com produtos

 

  1. Dentro do módulo “Estoque”, acesse a seção “Importar/Exportar” produtos.

  1. Para fazer o download da planilha com os produtos já cadastrados na sua loja, clique em “Exportar produtos”. 

 

Importante: lembre-se de habilitar as janelas emergentes do seu navegador para que seja possível iniciar o download da planilha. 



Importar Planilha com produtos

 

Dentro da seção “Importar/Exporta”, clique em “Selecionar planilha” e selecione o arquivo em formato xls (planilha de Excel) que deseja importar do seu computador. 

 

Você não poderá incorporar à planilha de Excel as imagens dos produtos. Por isso, precisará adicionar as fotos correspondentes a cada produto depois de concluir a importação do arquivo. 

 

Dado importante: o valor do estoque será substituído pelo informado na planilha importada. A plataforma não realizará nenhuma operação matemática, como somar ou subtrair unidades disponíveis para venda. 

 

Se o campo “Estoque” estiver vazio (em branco) em todas as variantes de um produto, a plataforma considerará que não será realizado o controle de estoque deste artigo. Caso alguma variante não seja incluída durante uma edição de produtos, também será considerada pela plataforma para determinar o tipo de estoque. 

 

Se o campo “Atualizar produtos existentes” não for selecionado ao importar o arquivo, a importação estará limitada somente aos novos produtos, independente do conteúdo da planilha. Em consequência, as modificações realizadas nos produtos previamente cadastrados não serão atualizadas na sua loja online. Ao selecionar esse campo, toda a informação informada na planilha será transferida à sua loja, tanto as alterações de produtos já cadastrados, como os detalhes dos novos produtos. 

 

Quando a importação estiver completa, você verá o quadro mostrado na imagem a seguir e receberá uma notificação por e-mail sobre o status da importação e a quantidade de produtos atualizados e/ou adicionados. 

 

 

Se a plataforma detectar algum erro na importação do arquivo, você receberá em anexo nesse e-mail uma lista com todos os erros detalhados para poder modificá-los ou corrigi-los. 

 

Atenção: lembre-se que só será possível importar arquivos em formato XLS.

 


Uso da Planilha de Produtos

 

A planilha d para importar produtos permite cadastrar e atualizar de forma massiva todos os produtos que você possui no seu estoque. 

 

Confira tudo o que você fazer nessa planilha para facilitar a gestão do seu estoque: 

 

  • Adicionar novos produtos.

  • Mudar o estado de visibilidade de um produto. 

  • Adicionar ou modificar as categorias dos produtos. 

  • Atualizar o estoque  

  • Adicionar ou alterar as dimensões e o peso dos produtos 

  • Adicionar ou modificar a descrição de cada produto. 

 

Veja o que você NÃO poderá fazer nessa planilha: 

  • Adicionar imagens dos produtos. Após completar a importação da planilha, você precisará incorporar as fotos a cada produto no painel de controle da sua loja virtual. 

  • Excluir produtos. Essa ação deverá ser feita através do administrador de produtos. 

  • Excluir campos de um produto já cadastrado, como variantes ou propriedades. 

 

Clicando aqui, você poderá conferir como essa planilha funciona de forma dinâmica.

 


 

 

  • Nome do produto: nessa seção, informe o nome do produto exatamente da mesma forma que você deseja que os consumidores o vejam na sua loja. Lembre-se que dois produtos diferentes não devem ter o mesmo nome, ou seja, seus produtos não poderão ter nomes idênticos entre si. 

  • Categoria / Subcategorias: complete a categoria e/ou as subcategorias aplicáveis ao seu produto. Utilize a barra separadora (/) para diferenciar a categoria principal da subcategoria. Você também poderá definir uma nova categoria ou subcategoria nessa mesma seção.
    Para definir mais de uma subcategoria para um produto, basta utilizar a mesma barra separadora (/) entre cada subcategoria. Exemplo: Moda masculina / Camisa / Manga longa.
    E se você quiser que um produto esteja visível em mais uma categoria, deverá usar uma vírgula (,) para diferenciar cada categoria, e depois utilizar a barra (/) para introduzir subcategorias. Exemplo: Verão, Novidades / Biquínis.  

  • Nome da variante #1: nessa seção, informe o tipo de variante principal do produto, como por exemplo: cor, medida, tamanho, etc. Se um produto tiver mais de uma variante, como tamanho e cor, você precisará adicionar uma em “Nome da variante #1” (tamanho, por exemplo), e outra em “Nome da Variante #2” (cor, por exemplo). Se você optar pelo cadastro massivo de produtos, poderá criar quantas colunas desejar para informar todas as variantes de cada produto.
    Porém, durante a modificação dos produtos, não é possível criar novas variantes para aqueles produtos que já estiverem cadastrados no seu estoque. Ou seja, se um produto já tiver as variantes “Tamanho” e “Cor” cadastradas, você não poderá alterá-las ou substituí-las por outras.

  • Opção de variante #1: aqui você deverá adicionar a informação correspondente a cada variante. Continuando com o mesmo exemplo anterior, a Opção da variante #1 (tamanho) poderia ser “Grande (G)”, e a Opção da variante #2 (cor), “vermelho”. 

  • Preço: nessa parte, basta informar o preço do produto, que aparecerá para os seus clientes na moeda que tiver configurado previamente para a sua loja. Esse campo é obrigatório, ou seja, não pode ficar vazio. 

  • Preço promocional: aqui você poderá definir um valor promocional para o seu produto. Se não desejar incluir um preço promocional, basta deixar este campo em branco (vazio) ou colocar 0.

  • Estoque: nesse campo, basta adicionar a quantidade de unidades do produto disponível no seu estoque.
    Dato importante: o valor do estoque será substituído pelo detalhado na lista. A plataforma não fará nenhuma operação matemática, como somar ou subtrair unidades do estoque.
    Se o campo “Estoque” estiver completamente vazio (em branco) em todas as variantes de um produto, a plataforma entenderá que não deve controlar o estoque desse produto. Caso se trate de uma edição massiva de produtos e exista alguma variante não incluída na planilha Excel (XLS), também será considerada para determinar o tipo de estoque.

  • Peso: aqui será necessário informar o peso do produto, pois esta informação será útil para configurar as entregas (ou envios) da sua loja. Se você não souber o peso de um produto, pode deixar esse campo vazio (em branco) ou colocar 0. 

  • SKU: cada produto (e suas variantes) possui um código único, que te permitirá identificá-lo facilmente na extensa lista do seu estoque. Você pode gerar automaticamente esse código na plataforma ou defini-lo de forma manual na planilha de cadastro massivo. 

  • Estado de visibilidade: aqui você verá se um produto visível, oculto, fora de venda ou a publicar.  

  • Data de publicação: quando você seleciona o estado de visibilidade “A publicar”, precisará informar a data e o horário que deseja publicar o produto para que esteja visível na sua loja. Exemplo de formato para informar data e hora programada para a publicação do produto: 21/07/2019 13:15:00

  • Descrição: nessa seção, escreva uma descrição textual breve e objetiva do seu produto para que os clientes possam conhecer suas principais características. Lembre-se ser claro ao formular essa descrição e priorizar os detalhes realmente importantes sobre o produto. 

 

Ao finalizar a importação, você receberá uma notificação por e-mail informando que a operação foi realizada com sucesso, e quantos produtos foram modificados ou adicionados à sua loja. Caso se detecte algum erro ao completar a planilha, você também será notificado sobre esse problema por e-mail para poder completá-la corretamente e realizar novamente a importação.